Fundo Soberano da Arábia Saudita quer investir no tênis

Fundo soberano da Arábia Saudita quer investir no tênis

Norte-americanos venceram a edição inaugural da United Cup, disputada na Austrália - Reprodução / Instagram (@jpegula)

O Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita está interessado em adquirir a United Cup, torneio de seleções mistas que pertence à Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e à Associação de Tênis Feminino (WTA). A informação é do jornal britânico Daily Mail.

De acordo com a publicação, representantes do PIF se reuniram na última semana com autoridades da Tennis Australia, órgão regulador do tênis e organizador dos torneios da modalidade no país. O objetivo teria sido discutir um investimento que envolveria a transferência do evento da ATP e da WTA para a Arábia Saudita.

Segundo o Daily Mail, a Tennis Australia registrou prejuízos ao sediar o torneio, despertando o interesse do PIF. O tabloide ainda afirmou que o presidente da ATP, Andrea Gaudenzi, confirmou que houve “conversas positivas” com o PIF em relação ao investimento na competição.

A primeira edição da United Cup, realizada nas cidades australianas de Brisbane, Perth e Sydney, ocorreu entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, substituindo a ATP Cup, que foi cancelada após três anos. A edição inaugural foi vencida pelos Estados Unidos.

Incursão

O fundo soberano vê a United Cup como uma oportunidade de investimento atrativa, já que é o torneio de abertura da temporada para os circuitos ATP e WTA e conta com os principais jogadores do mundo. Além disso, garantiria ao PIF uma presença importante nos principais circuitos masculino e feminino de tênis.

Após realizar investimentos expressivos nos e-Sports, futebol e golfe, o país agora busca se destacar como uma referência no tênis. Em maio, a cidade de Jidá se lançou como candidata a sediar o Next Generation ATP, torneio para jovens tenistas, com uma proposta para realizá-lo por cinco anos.

Sair da versão mobile