Arábia Saudita anuncia Copa do Mundo anual de e-Sports, com primeira edição em 2024

Anúncio foi feito em evento com presença de Gianni Infantino, presidente da Fifa, e Cristiano Ronaldo - Reprodução / X (@spagov)

Anúncio foi feito em um evento, com as presenças de Gianni Infantino, presidente da Fifa, e Cristiano Ronaldo - Reprodução / X (@spagov)

O príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, anunciou, nesta segunda-feira (23), a realização anual da Copa do Mundo de e-Sports, em Riad, na Arábia Saudita, já com previsão da edição inaugural para 2024. 

O anúncio ocorreu durante o New Global Sport Conference, evento dedicado à indústria de esportes eletrônicos organizado pela Federação Saudita de Esportes e pelo Ministério do Esporte do governo saudita, que contou com as presenças de Gianni Infantino, presidente da Fifa, e Cristiano Ronaldo, atualmente jogador do Al-Nassr.

Diferentemente do torneio olímpico de e-Sports promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a Copa do Mundo de esportes eletrônicos contará com torneios de diversas modalidades, incluindo títulos mais famosos como Counter-Strike (CS2), League of Legends e Rocket League. Embora o príncipe tenha alegado que a premiação será “a maior da história dos esportes eletrônicos”, os valores ainda não foram divulgados.

O evento será administrado pela Esports World Cup Foundation (Fundação da Copa do Mundo de e-Sports, em tradução livre), uma organização sem fins lucrativos recém-criada pelo governo saudita, que ficará encarregada do custeio de toda a organização do evento. 

A Copa do Mundo de e-Sports substituirá o Gamers8, maior festival de esportes eletrônicos do mundo, com premiação na casa dos US$ 45 milhões, organizado pela Federação Saudita de e-Sports, também em Riad. 

Mohammed bin Salman afirmou que o evento busca acelerar a “Estratégia Nacional” para impulsionar a indústria de esportes eletrônicos na Arábia Saudita, divulgada em setembro de 2022. Segundo o príncipe herdeiro, a competição contribuirá para os objetivos da “Visão 2030” do país, que busca diversificar a economia, fomentar o turismo e criar novos empregos.

Investimento

A Arábia Saudita tem investido significativamente em esportes eletrônicos, incluindo a formação do conglomerado organizador de torneios ESL Faceit Group, além da aquisição de grandes desenvolvedores de jogos. Em setembro de 2022, o Savvy Games Group, propriedade do governo (e patrocinador máster do Al-Hilal, time de Neymar), anunciou um plano de investimento de US$ 38 bilhões em esportes eletrônicos.

“A Copa do Mundo de e-Sports é o próximo passo natural na jornada da Arábia Saudita para se tornar um centro global de jogos e esportes eletrônicos, oferecendo uma experiência que ultrapassa os limites da indústria. A competição contribuirá para nossos objetivos de diversificação da economia, crescimento do turismo, criação de empregos em diversas indústrias e fornecimento de entretenimento a nível mundial”, comentou Mohammed bin Salman.

Sair da versão mobile