Jogo histórico, acordo digital com a Globo e 2º evento in Brasa: NFL termina 2023 “voando” no Brasil

Pedro Rego Monteiro é CEO da Effect Sport, agência que representa a NFL no Brasil - Divulgação

A notícia de que o Brasil receberá um jogo da temporada regular da NFL em setembro do ano que vem mexeu com os fãs da liga por aqui. Fãs que, provavelmente, nunca haviam imaginado que teriam uma oportunidade tão grande de assistir a um jogo da NFL ao vivo. Fãs que, muitas vezes, acompanham a liga há décadas, e que talvez também nunca tivessem imaginado que o futebol americano poderia crescer a tal ponto dentro do mercado brasileiro.

Mas não é só isso. A confirmação de um jogo no Brasil, o primeiro da NFL na América do Sul em toda a história, é o ponto alto de uma trajetória que vem sendo impulsionada a olhos vistos nos últimos anos. Redes sociais com números cada vez mais consistentes de seguidores, transmissão em TV aberta, atenção cada vez maior na TV fechada, evento para milhares de pessoas. A lista é grande e vale ser destrinchada.

Jogo histórico

A Neo Química Arena, estádio do Corinthians, receberá o primeiro jogo da NFL em solo sul-americano. O jogo não está definido, assim como a data. Mas deverá ser em setembro, logo no início da temporada regular de 2024/2025.

Nos bastidores, comenta-se que o Miami Dolphins deverá ser o “mandante” da partida. Isso porque, em dezembro de 2021, a NFL concedeu 26 direitos de International Home Marketing Areas (IHMA) a 18 times da liga de futebol americano como parte da estratégia de internacionalização da marca. No Brasil, a franquia escolhida para os planos de marketing da NFL foi o time de Miami.

Em abril de 2022, os Dolphins fecharam acordo com a agência Effect Sport para representar a equipe no mercado brasileiro. Desde então, a agência é responsável pelo desenvolvimento do marketing estratégico e do plano de comunicação da franquia no país, além da negociação de patrocínios regionais, licenciamento de produtos e eventos com fãs, entre outras ações.

Especulação é de que o Miami Dolphins será o “mandante” da primeira partida da NFL no Brasil – Reprodução / X (@HardRockStadium)

Na atual temporada, em 24 de novembro, dia da Black Friday, foi realizada a primeira “Watch Party” oficial da franquia no Brasil. O evento ocorreu no Motirô Bar, na cidade de São Paulo (SP), onde os fãs puderam assistir à vitória do Miami Dolphins sobre o New York Jets por 34 a 13.

Vale dizer que a Effect Sport também é a representante da própria NFL no mercado brasileiro desde 2015. A agência, assim como o Corinthians, não revela quanto o clube paulista ganhará por ceder o estádio para a partida da liga. A informação é sigilosa por contrato. No entanto, páginas brasileiras especializadas especulam que o Corinthians receberá US$ 750 mil (cerca de R$ 3,6 milhões, na cotação atual).

Acordo digital com a Globo

Quem é fã da NFL há bastante tempo tem o costume de assistir aos jogos da liga na ESPN. Braço brasileiro de um dos maiores canais especializados em esporte do mundo, a emissora é conhecida por transmitir os campeonatos europeus de futebol e as chamadas ligas americanas. Com a chegada do Star+, ainda passou a oferecer jogos da NFL também no streaming a partir da temporada 2021/2022.

Mas foi em fevereiro de 2022, no entanto, que o que parecia até então muito difícil de acontecer, aconteceu. A RedeTV! exibiu, na TV aberta, o Super Bowl LVI, com a vitória do Los Angeles Rams sobre o Cincinnati Bengals por 23 a 20. E não parou por aí. Na temporada seguinte, 2022/2023, a emissora paulista assinou contrato de três anos e, desde então, transmite um jogo exclusivo todo domingo.

RedeTV! transmitirá a NFL na TV aberta até o fim da temporada 2024/2025 – Divulgação / RedeTV!

Para fechar, na semana passada, os fãs foram novamente impactados por outra notícia inesperada para muitos deles. A NFL anunciou uma parceria estratégica de conteúdo com o Grupo Globo, maior conglomerado de mídia do Brasil, que distribuirá e promoverá conteúdo da liga em suas plataformas esportivas digitais.

O objetivo é ampliar o alcance da NFL no país, que, de acordo com a Effect Sport, já conta com mais de 38 milhões de fãs, mas potencial para alcançar patamares muito maiores. Para se ter uma ideia do crescimento exponencial, esse número era de “apenas” 3 milhões há dez anos.

Em um comunicado oficial sobre o assunto, NFL e Globo revelaram que, como parceira de mídia oficial da liga, as plataformas esportivas digitais da emissora (GE.globo e aplicativo GE), estarão preparadas para distribuir destaques dos jogos da NFL e conteúdo anual criado para os mais de 34 milhões de usuários ativos mensais.

O GE.globo abrigará uma página renomeada dedicada à NFL em seu site, tornando-se o destino on-line para os fãs que acessam NFL.com do Brasil. A nova seção da liga apresentará conteúdo cocriado desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, além de aumentar a cobertura das histórias ligadas à liga publicadas no site.

“A liga está entusiasmada em expandir seu alcance em todo o Brasil, um mercado-chave estratégico para a NFL globalmente. A parceria com o maior grupo de mídia do país é significativa e acelera nosso objetivo de aproximar os fãs da NFL em todo o mundo”, comentou Terence Ihm, diretor de desenvolvimento de negócios internacionais da NFL.

“Essa parceria estratégica reflete nossa visão de criar modelos de negócios inovadores para ajudar ligas e proprietários de propriedade intelectual esportiva a se conectarem com suas bases de fãs de maneiras mais significativas e impactantes. Estamos muito orgulhosos desta parceria com uma das maiores ligas esportivas do mundo. Este é apenas um trampolim para oportunidades ainda maiores no futuro”, destacou Carina Guedes, chefe de produtos digitais esportivos da Globo.

“O acordo com o Grupo Globo é parte importante do nosso planejamento estratégico para a NFL no Brasil. Com uma audiência cada vez mais fragmentada, juntamos forças com um player de conteúdo do porte do GE, que chega para somar ao supertrabalho que ESPN e RedeTV! já realizam. Esse promete ser um forte diferencial para o crescimento da liga no país”, celebrou Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport.

NFL in Brasa

Primeiro evento oficial da NFL no Brasil, o NFL in Brasa foi realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro deste ano, véspera e dia do Super Bowl LVII, que terminou com a vitória do Kansas City Chiefs sobre o Philadelphia Eagles por 38 a 35.

Em dois dias, o NFL in Brasa reuniu cerca de 7 mil pessoas no Komplexo Tempo, em São Paulo (SP). Pela primeira vez, os fãs tiveram um evento em que puderam vivenciar diversas experiências criadas por marcas parceiras do evento e da própria NFL, com o objetivo de que tivessem uma verdadeira imersão no futebol americano.

Entre as ativações, o público teve a oportunidade de lançar como um quarterback, chutar um field goal e ainda registrar suas performances como fazem os atletas durante os testes do NFL Scouting Combine. Marcas como Hellmann’s, Old Parr, Unilever, Cif, Budweiser, New Era e Wilson marcaram presença.

Com o sucesso, ficou claro que o evento deveria se repetir em 2024. E o que era uma suposição se tornou certeza na semana passada, com o anúncio de que, em 2024, serão três dias de evento, um a mais do que neste ano.

A 2ª edição ocorrerá entre 9 e 11 de fevereiro, a sexta e o sábado anteriores ao Super Bowl LVIII e, é claro, o próprio dia do jogo. A promessa é de muitas atrações e ativações mais uma vez, assim como algumas opções de ingressos, que serão colocados à venda em breve.

Entre os patrocinadores, já há ao menos uma marca certa. A Perdigão, que está celebrando 90 anos em 2023, revelou um acordo com a liga no fim da semana passada para ter o direito de explorar ativos da liga no mercado brasileiro, o que inclui o NFL in Brasa. A ideia da marca é usar a NFL e o NFL in Brasa para promover a linha Perdigão Na Brasa.

“Perdigão Na Brasa é sinônimo de churrasco, e o comportamento da audiência da NFL de se reunir para acompanhar o esporte e se divertir é o cenário perfeito para o consumo da nossa linha Na Brasa”, explicou Luiz Franco, diretor de marketing e inovação da BRF, dona da marca Perdigão.

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