Socios.com: “Oferta de benefícios é o caminho para a popularização da blockchain no futebol”

Gheorge Rodriguez, Lugui Tillier (Lumix), Bruno Pessoa (Socios.com), Erich Beting e Debora Saldanha (Atlético-MG, no telão), durante debate no Fórum Máquina do Esporte 2024 - Tiago Lasak / Fotop

Apesar de oferecer diversas possibilidades para o futebol, as plataformas blockchain ainda são um assunto nebuloso na cabeça dos torcedores. Segundo Bruno Pessoa, diretor-geral da Socios.com, a solução para aproximar os fãs desta tecnologia é a oferta de benefícios.

Ao lado de Lugui Tillier, diretor da Lumix, e Debora Saldanha, head de inovações do Atlético-MG, o executivo debateu no Fórum Máquina do Esporte 2024 as oportunidades que o uso de plataformas blockchain criam para os fãs.

LEIA MAIS SOBRE O FÓRUM MÁQUINA DO ESPORTE 2024:

COB lançará álbum de figurinhas e plataforma de metaverso para Paris 2024
Arnon de Mello: “NBA é mais uma empresa de entretenimento do que uma liga”
GP São Paulo de Fórmula 1 rejuvenesce base de fãs e atrai mais mulheres
Genial Investimentos: “Atributos do esporte ajudam na construção de marca e geram negócios”
Diego Ribas: “Fãs são agentes ativos na construção da relação com atletas”
Sportv programa 4 canais e 40 sinais no Globoplay para cobertura de Paris 2024
Ícones do esporte inspiram outras mulheres para o crescimento do mercado feminino
Esporte de participação cresce e já tem público de 65 milhões de atletas no Brasil

SAIBA TUDO QUE ROLOU NO FÓRUM MÁQUINA DO ESPORTE 2024 NO NOSSO INSTAGRAM

A blockchain pode ser uma solução para a desfragmentação de diversos sistemas utilizados no futebol e uma ferramenta para aproximação de clubes com seus fãs. Ainda assim, é algo distante do torcedor comum, que muitas vezes não compreende o funcionamento da tecnologia. Para Bruno Pessoa, a solução está na oferta de experiências.

“A gente lida com um consumidor com um tempo de atenção de segundos. É muito mais fácil para o torcedor entender quando você atrela a algo factível para ele. Ainda vivemos naquele momento em que é muito necessário oferecer benefícios”, pontuou.

“Quando você entende a blockchain como um banco de dados que pode ser compartilhado e programado, consegue entender o valor da blockchain e dos tokens que estão ali dentro”, disse Lugui Tillier, diretor da Lumix.

Engajamento

Com o avanço dessas tecnologias, surgem diversas novas formas de engajamento entre fãs. Uma delas é a venda de colecionáveis digitais, uma abordagem que o Atlético-MG pretende utilizar com mais intensidade.

“Começamos a desenvolver algo próprio, testando o desenvolvimento de uma comunidade”, disse Debora Saldanha, do Atlético-MG.

“Esse é um caminho de atender os torcedores que querem pertencer ao clube. Vamos lançar o nosso próprio ambiente de venda de colecionáveis, que vai estar na plataforma da Chiliz [dona da Socios.com]”, completou.

O Fórum Máquina do Esporte 2024 tem patrocínio de Genial Investimentos, sportv, Socios.com e Chiliz (Cota Ouro); Ticket Sports (Cota Prata); The Players’ Tribune e BR Media (Cota Bronze).

*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho

Sair da versão mobile